O que é boiserie?
Bom, para quem ainda não sabe, boiserie, lê-se boaserrí, é um tipo de moldura de parede que garante um charme todo especial para o ambiente. O boiserie começou a ser utilizado pela realeza na França por volta do século XVIII, além de ajudar com o isolamento térmico, essa moldura de parede também era e ainda é sinônimo de elegância para os cômodos.
Além da moldura de parede feita em madeira, também é possível encontrar boiserie gesso, boiserie poliuretano e também boiserie feito em cimento. Os mais tradicionais são os boiserie gesso, porém, cada um possui as suas próprias características e por isso é bom pesquisar bastante antes de se decidir por qual tipo de boiserie instalar em sua casa.
Apesar do boiserie gesso ainda ser o mais utilizado, o boiserie poliuretano também vem ganhando muitos clientes, afinal, esse material pode ser aplicado tanto em ambientes úmidos como nos mais quentes, também é possível encontrá-lo em diversos modelos e a principal vantagem do boiserie poliuretano é que sua instalação é muito rápida e sem todo aquele transtorno de poeira que as molduras de gesso sempre causam.
Já para quem gosta de seguir um estilo clássico na decoração, é interessante utilizar o boiserie que também siga essa tendência como o boiserie com bordas mais arredondadas e arabescos. E assim como na decoração moderna, no ambiente clássico com boiserie também pode-se abusar das cores, mas para isso é imprescindível que haja harmonia em todo o ambiente.
Uma dica muito importante para quem pretende investir em boiserie é observar qual a altura do pé direito da casa, porque como essa técnica possui recortes ela pode acabar achatando o ambiente, portanto, em casas com o pé direito mais baixo é importante pensar bastante se vale a pena ou não investir nessa técnica.
“Atualmente o boiserie está sendo incorporado pela decoração de forma mais limpa e elegante. O acabamento é capaz de transformar tanto os espaços sociais como os de intimidade, renovando as sensações dos moradores que vivem na residência. A versão tradicional da técnica consiste em instalar painéis de madeira na parede, mas este formato passou por adaptações.”
“Depois que o acabamento clássico se tornou popular, os designers passaram a valorizar o falso- boiserie, que abriu espaço para outros materiais. Além da madeira, o efeito de molduras passou a ser reproduzido através de cimento, gesso e até mesmo isopor.”
“Quem aposta no boiserie tradicional tem que preparar o bolso, afinal, revestir toda a parede com madeira costuma sair caro. A forma mais barata de decorar as paredes com boiserie é investindo em materiais como gesso e isopor. Entretanto, o morador não deve se preocupar apenas com a economia da reforma, mas sim com a durabilidade da superfície. Para que o revestimento se torne mais resistente e bonito, é importante aplicar tinta acrílica.” – Mundo das Tribos
Comentários