top of page
Buscar
Foto do escritorBem Te Vi Sua Casa Na Mod

Tapetes para Sua Sala


Principais regras para escolher os tapetes para sala


Existem muitas variáveis que podem ser consideradas na hora de selecionar tapetes para decoração de sala: o tamanho da peça e do ambiente, o material, a estampa, o formato… Aqui, vamos falar sobre tudo isso. Considerando nossas indicações, pode ter certeza que vai escolher o melhor modelo de tapete que vai se encaixar na sua realidade e até combinar com a mesa de centro.


Tamanho de tapetes para sala

E aí, será que é melhor comprar um tapete grande para sala ou um tapete pequeno? Para começar a sua busca do tapete ideal para sala, o primeiro passo é ter as medidas do ambiente em mãos. O segundo é saber que os especialistas recomendam que os móveis fiquem em cima do tapete, pois assim se delimita e ganha espaço.

Se seu ambiente é amplo, pode apostar sem medo em um tapete grande para sala. Porém, isso não quer dizer que cômodos menores devam ser ocupados por tapetes pequenos. Quanto maior a peça, mais ela engrandece o espaço, mas lembre-se sempre de ter as medidas para ter certeza que seu tapete grande para sala caberá onde pretende colocá-lo.


No caso de salas de jantar, é essencial também pensar no espaço para movimentação das cadeiras. Quando for escolher seus tapetes para sala, selecione apenas aqueles que dão um mínimo de 50 centímetros de folga de cada lado. Isso é o que vai impedir que o tapete enrole ou impeça o movimento livre das cadeiras.


Entretanto, os tapetes pequenos ainda têm, sim, seu valor. Eles podem ser muito bem aproveitados caso queira valorizar algum item específico ou um cantinho especial. Nesse caso, recomendamos os modelos de tapete circulares.



Materiais dos tapetes para sala

Você prefere materiais naturais ou sintéticos? Se ainda não tem uma preferência, vamos explicar um pouco as características de cada um. A lã e o algodão são alguns dos materiais naturais mais comuns em tapetes para sala.

Mas esses modelos de tapete podem ser mais caros do que os sintéticos, porém mantêm a temperatura ao toque perfeita durante o ano inteiro. Por outro lado, o tapete com fibras naturais pode soltar micro fios em decorrência do uso, o que pode ser ruim para alérgicos.


Já o tapete nylon, o polipropileno e o poliéster, que são sintéticos, não têm esse problema, porém têm um toque mais seco. Apesar disso, o tapete para sala com fibras sintéticas também mantêm uma temperatura fresca durante todo o ano e são mais resistentes à limpeza e marcas, além de ter um valor mais acessível.

Os tapetes para sala de nylon são mais maleáveis e resistentes ao atrito; já os de polipropileno reagem melhor à umidade e à descoloração por luz solar, e o tapete de poliéster, por sua vez, resistem melhor ao desbotamento e têm propriedades antialérgicas.



Um modelo de tapete que está muito em voga atualmente é o tapete para sala peludo. Ele é muito indicado para salas de TV com sofá de canto, pois, além de dar um toque mais aconchegante ao ambiente, esse modelo de tapete também melhora a acústica do local. Mas o tapete peludo não se restringe ao uso em sala de TV com painel para tv podendo também ser usado na sala de estar e na sala de jantar, porém nesse segundo caso é preciso tomar cuidado, pois o tapete peludo é mais difícil de limpar e caso caia algum alimento no tapete, o trabalho será maior.



Formatos dos tapetes para sala

Para salas de estar e de TV, profissionais recomendam tapetes para sala quadrados e retangulares pois esses formatos ampliam e definem o espaço. Outra dica é colocar os móveis acima deles, coma mesa de centro,  o que valoriza a potência do cômodo.



Já na sala de jantar, a escolha do formato do tapete depende do formato da mesa. Para deixar mais descontraído, o indicado é que as mesas redondas sejam combinadas com tapetes quadrados e as mesas quadradas com tapetes redondos. Já as mesas retangulares ficam com os tapetes também retangulares.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


thumbnail.png
bottom of page