Para quem está querendo mudar completamente o visual da casa, uma das tendências que estão em alta com força total é o papel de parede. Esse material se tornou uma alternativa interessante para inovar os ambientes.
O papel de parede permite uma variação de cores, texturas e padrões para criar um visual mais moderno ou até mesmo para seguir uma linha mais tradicional. Para fazer a décor perfeita para sua casa, o gosto pessoal fará toda diferença!
Para ajudar a entender a funcionalidade e praticidade do papel de parede na sua decoração, separamos algumas das melhores dicas para combinar esse material com o estilo que você está imprimindo em sua casa. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!
Qual a vantagem de usar papel de parede na decoração
1. É de fácil aplicação
É um revestimento de fácil aplicação e, o melhor, a aplicação é rápida, livre de sujeira e poeira e não deixa resíduos nem cheiro na casa.
Apesar de sua aplicação não ser um bicho de sete cabeças, o fabricante geralmente colabora com o consumidor. Ele disponibiliza um passo a passo de aplicação e ainda, — como já citamos acima —, indica o local exato para fazer a emenda, no caso dos estampados.
2. Pode ser utilizado em qualquer parede
Pode ser aplicado em qualquer parede do cômodo, não há nenhuma regra quanto a isso. No entanto, você deve tomar cuidado com possíveis exageros, que podem interferir na decoração de sua casa.
Por isso, experimente aplicá-lo em apenas uma parde do cômodo, lembre-se “o menos é mais” na decoração e o papel de parede segue também essa regra.
3. Permite uma boa combinação de cores e estampas
Um dos grandes benefícios é contribuir para a decoração da casa, possibilitando muitas combinações de texturas, cores e estampas. No entanto, é muito importante que não haja exagero na escolha das mesmas. O ideal é escolher uma estampa e aplicá-la em uma das paredes, as outras podem ser lisas ou texturizadas.
Assim, use o bom senso, e se tiver alguma dúvida peça ajuda — visto que uma mistura de estampas que não combinem entre si pode provocar uma poluição visual no ambiente e arruinar sua decoração.
4. É de fácil conservação e limpeza
A limpeza pode ser feita rapidamente e de forma bem simples, bastando apenas um um pano macio. Limpe com movimentos leves para não danificar o material.
5. Não possui toxidade
Uma das grandes vantagens do papel de parede é a ausência de toxidade, no caso dos adesivos vinílicos a tinta utilizada para impressão das imagens são eco-solventes, o que difere de muitas tintas utilizadas para pintar o interior das residências.
6. Possui várias faixas de preços
Por contar com uma boa variedade de tipos, a faixa de preço é bem variada, o que possibilita ao consumidor escolher o que mais se adapte ao seu orçamento.
Como já foi colocado, esse tipo de revestimento, há algum tempo, era muito caro. Hoje, no entanto, com o seu uso muito frequente na decoração, conta com preços mais acessíveis.
7. Tem uma boa durabilidade
Quando a questão é a durabilidade, o papel de parede sai na frente da pintura, pois essa deve ser retocada a cada dois anos. Já o papel pode durar, dependendo da aplicação, em média três vezes mais que a pintura; o vinílico, por exemplo, pode durar cerca de 5 a 7 anos.
Para casas onde residem também crianças, o papel de parede é ainda mais vantajoso, visto que conta com opções vinílicas que são simples e fáceis de limpar.
Como você pode perceber, o papel de parede se mostra uma opção bem mais vantajosa. Não exige mão de obra especializada, é antialérgico, antichamas, contribui muito com a decoração e ainda dá aquela sensação de aconchego.
E você, está esperando o que para dar um up na sua decoração e adotar logo o papel de parede na sua casa?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre papel de parede, entre em contato www.bemtevisp.com.br com a gente e saiba quais são as nossas opções de cores e padronagens!
Pense nos cômodos da casa como um todo
Ao iniciar um projeto de decoração pense em todos os ambientes e em como eles serão compostos para definir qual estilo você quer imprimir. As cores devem trabalhar a favor do papel de parede, que vestirá a sua casa com estampas e texturas.
Pense no equilíbrio entre os espaços para trazer um tom mais aconchegante e iluminado para cada um dos cômodos. Para tomar a sua decisão, planeje quais os móveis e as suas disposições de uso nos ambientes.
Fique ligado nas tendências
Pesquisar e estudar a decoração que você pretende fazer é a melhor maneira de não se arrepender quando tudo estiver pronto. Antes de renovar a sua casa, busque as tendências da moda para criar algumas sensações específicas de seu agrado.
Para os próximos anos, as tendências estão voltadas para as formas geométricas, com a imitação de alguns materiais, como madeira, mármore, azulejos e até mesmo os tijolos. Para quem busca sofisticação, as linhas de cores metalizadas e com efeitos em ouro estão no topo das tendências da moda!
Se você pretende planejar os móveis, não esqueça de pensar no papel de parede, que deverá compor esse ambiente único. Combine a sofisticação e a leveza do ambiente com texturas e cores ligadas aos seus móveis, eletrodomésticos e planejados na sua casa.
Pesquise os tipos de materiais e suas indicações
Após definir quais os ambientes da casa receberão essa decoração, busque as melhores opções de materiais que se adequam ao perfil. São três os tipos de papel de parede disponíveis:
tradicional: é fabricado com base em celulose, ou seja, são totalmente de papel, sendo recomendado para locais secos, como quartos, salas e escritórios — mesmo feitos com papel, podem ser limpos com um pano úmido;vinílico: esse material é fabricado em PVC, com maior nível de resistência à luz e umidade, por isso são indicados para banheiros e cozinhas;TNT: esse papel é fabricado a base de fibras de poliéster e celulose, mas não chega a ser tecido, por isso sua recomendação é de utilizar em locais secos, e só podem ser limpos com detergente.
Aposte na combinação de texturas, estampas e cores
Essa combinação imprime a personalidade do cliente. O bom senso é a alma da decoração do seu lar, por isso, se você busca um estilo mais rústico, as texturas serão a base para as cores dos cômodos. Já para quem está querendo um ar mais moderno ou minimalista, a aposta nas estampas pode ser uma excelente opção.
Combine a palheta de cores entre os papéis, parede e teto dos cômodos. Não deixe o ambiente carregado demais por uma mistura de estampas, cores e texturas. Busque o equilíbrio levando em consideração os móveis e acessórios que vão compor o seu ambiente.
Comments